O nosso encontro de hoje foi sobre Ética Empresarial com Jorge Hoelzel, facilitador de direção da Mercur SA, uma empresa familiar (hoje na terceira geração) de produtos nas áreas de saúde e de educação, fundada na década de 20, e que tem adotado um inspirador processo de transformação cultural.
A Mercur é claramente um exemplo de inovação, especialmente no que se refere ao seu modelo de gestão, que abandona a noção de “comando e controle” e a pirâmide hierárquica em prol de círculos concêntricos em que todos se sentem incluídos nas decisões. Mas Jorge, que está na Mercur desde 1986, deixou clara a importância da comunicação humana para se alcançar a eficiência nesse processo de transformação com foco no maior bem-estar das suas pessoas. Em um ambiente colaborativo, recheado de segurança psicológica, Jorge nos contou que todos gostam de participar nas reuniões, das decisões e de dar as suas ideias para que a empresa seja cada vez melhor.
Um ponto muito interessante que o Jorge nos apresentou foi que esse processo de escuta e de melhor comunicação dentro da empresa, causou impactos positivos inclusive na vida pessoal dos colaboradores da Mercur, que passaram a se desentender menos com os seus familiares. Interessante que essa declaração do Jorge está muito em linha com o que Bob Chapman nos apresentou no extraordinário encontro que já tivemos com ele aqui no âmbito do Programa Lideranças Virtuosas.
Jorge ressaltou, ainda, que a empresa propositalmente diminuiu o seu faturamento em prol da ética nos negócios e para estar alinhada com o seu propósito. Nos contou que, de forma corajosa, a Mercur descontinuou vários dos seus produtos muito lucrativos após refletir sobre os impactos negativos que esses produtos causavam na sociedade.
“Atender a necessidade das pessoas e da sociedade e não a necessidade do bolso, sempre alinhado com o nosso propósito”, foi o lema adotado pela Mercur.
Que exemplo de empresa ética e, o melhor de tudo isso, aqui no Brasil! Isso nos enche de orgulho, de motivação e de esperança de que é sim possível construirmos um mundo melhor!
Para assistir e se inspirar também com esta valiosa conversa de hoje, basta clicar aqui.
Depois de assistir, me conta o que achou?
Comments